Procura por algo? Clique aqui | Não se encontra registado? Então cadastre-se aqui



15 novembro 2007

UTAD já vai construir uma universidade virtual

11/15/2007 03:53:00 da tarde | Os comentários exprimem a opinião dos comentadores independentemente do sexo, da religião, da cor de pele, da cor política, da cor clubista, da nacionalidade, da língua, do 'volume da carteira', com ou sem 'canudo', letrados ou iletrados, bonitos ou feios... | O respeito pelo outro... a lealdade, mesmo na luta com o nosso adversário... o princípio de que a nossa liberdade acaba quando interfere com a de um nosso semelhante... impõe que se pratique a moderação dos comentários sem censura ou corte ideológico!... | O Barco Rabelo | pelorioabaixo@gmail.com | Copyright 2006 - 2010 barcorabelo.net
Parece quase um mundo à parte, mas o programa de Internet Second Life (SL) já acolhe mais de sete milhões de pessoas e inúmeras instituições e empresas, que aproveitam este meio para publicidade. A UTAD prepara-se agora para entrar no mundo virtual do SL e até já tem um terreno para “construir” uma academia virtual.


A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vai ter um local no programa internáutico Second Life, um espaço virtual e tridimensional, em que milhares de pessoas de todo o mundo criam personagens e locais que imitam a realidade. Neste programa, as pessoas podem criar empresas, comércios e interagir com os outros utilizadores, sendo que, neste momento, existem mais de sete milhões de pessoas em todo o mundo presentes no Second Life.
Durante um seminário sobre este programa, Leonel Morgado, docente do departamento de engenharias revelou que uma “fundação sem fins lucrativos” doou um espaço à UTAD, onde será criada uma “universidade virtual”, idêntica à academia transmontana, permitindo assim a todos os utilizadores do programa “visitar” a universidade.
Visto como a “Internet do futuro”, o SL pode ser muito útil na área da investigação científica. Um dos exemplos apontados nessa vertente por Leonel Morgado é o da possibilidade de se poder, por exemplo, sentar na mesma mesa, investigadores que estão “separados” fisicamente para discutir determinado assunto, bem como criar “objectos tridimen-sionalente”. Outra das possibilidades diz respeito à economia. Uma vez que no SL estão representadas pessoas reais, os investigadores poderão fazer até “simulações de clientes numa superfície comercial, sem ter clientes nem superfície comercial”, aliás, alunos de informática da UTAD já realizaram um trabalho semelhante.
O SL tem até uma moeda própria, o “linden dollar”, que apesar de não ter real valor, pelo menos directamente, pode ser comprado por dinheiro real ou então os internautas têm várias possibilidades no programa para ganharem esse dinheiro, que poderá ser depois “cambiado” para dólares reais.
A UTAD agora irá fazer um projecto de representação da academia no SL, sem se saber, por enquanto, quando é que estará pronto.
Para aceder ao SL, que é gratuito, só é necessário ir a www.secondlife.com e inscrever-se no programa.


Data de Publicação: 15/11/2007
Artigo de: Sónia Domingues
in http://www.semanariotransmontano.com/noticia_jornalista.asp?id_noticia_jornalista=7588

0 comentários:

REDIRECCIONAMENTO...




DEIXE AQUI O SEU RECADO

BR & VR TV