Procura por algo? Clique aqui | Não se encontra registado? Então cadastre-se aqui



17 outubro 2007

Aldeias Vinhateiras: População de Favaios (Alijó) contesta atraso nas obras

10/17/2007 06:23:00 da tarde | Os comentários exprimem a opinião dos comentadores independentemente do sexo, da religião, da cor de pele, da cor política, da cor clubista, da nacionalidade, da língua, do 'volume da carteira', com ou sem 'canudo', letrados ou iletrados, bonitos ou feios... | O respeito pelo outro... a lealdade, mesmo na luta com o nosso adversário... o princípio de que a nossa liberdade acaba quando interfere com a de um nosso semelhante... impõe que se pratique a moderação dos comentários sem censura ou corte ideológico!... | O Barco Rabelo | pelorioabaixo@gmail.com | Copyright 2006 - 2010 barcorabelo.net
Alijó, 17 Out (Lusa) - Alguns habitantes de Favaios, concelho de Alijó, criticaram hoje a demora "excessiva" na conclusão das obras de requalificação iniciadas há mais de dois anos no âmbito do Programa das Aldeias Vinhateiras do Douro.


15:10 Quarta-feira, 17 de Out de 2007


Alijó, 17 Out (Lusa) - Alguns habitantes de Favaios, concelho de Alijó, criticaram hoje a demora "excessiva" na conclusão das obras de requalificação iniciadas há mais de dois anos no âmbito do Programa das Aldeias Vinhateiras do Douro.

Os trabalhos de requalificação da principal rua de Favaios começaram em Agosto de 2005 e, mais de dois anos depois, alguns populares aproveitaram a terra batida que ainda cobre a via e os buracos para improvisar uma "mini horta" onde plantaram cabaças, abóboras e até uma videira.

"É uma brincadeira para demonstrar o desagrado com a demora excessiva na conclusão das obras", afirmou à agência Lusa João Pires, proprietário de uma barbearia localizada frente à pequena horta.

O barbeiro alega ter "menos clientes" porque, conforme disse, "as pessoas têm dificuldades em passar pela rua esburacada e pela lama".

Ana Paula Magalhães queixou-se de ter que estacionar o "carro longe" para ir às compras, enquanto a proprietária de um talho lamentou que "passam dias inteiros sem entrar um cliente pela porta".

"Disseram que as obras iam demorar duas a três semanas e já lá vai tanto tempo", salientou Maria José, funcionária de um supermercado.

O presidente da Câmara de Alijó, o socialista Artur Cascarejo, já pediu "desculpa" à população de Favaios, embora chamando a atenção para a "grandeza e complexidade da intervenção" que está a ser feita naquela vila.

Justificou o atraso nas obras com a "grande dificuldade" em encontrar alternativas ao trânsito para o Pinhão, principalmente para os veículos pesados, já que a principal rua de Favaios é uma estrada nacional.

"Isso fez com que tivéssemos de deixar a pavimentação para a fase final porque, de facto, não era possível estar a pavimentar e ao mesmo tempo o trânsito de pesados a passar nessa rua principal", justificou.

O programa das Aldeias Vinhateiras contempla as localidades de Ucanha e Salzedas, concelho de Tarouca, Barcos, concelho de Tabuaço, Trevões, São João da Pesqueira, Provesende, Sabrosa e Favaios, Alijó.

As obras em execução prevêem a requalificação de espaços públicos com pavimentação, dotação e remodelação de infra-estruturas básicas, colocação de mobiliário urbano, recuperação das fachadas de casas e a reabilitação dos edifícios sede das juntas de freguesia e melhoria de acessibilidades.

Artur Cascarejo referiu que Favaios é a aldeia com mais volume de financiamento no projecto global das Aldeias Vinhateiras, precisamente cinco milhões de euros, que contemplam ainda a construção do Núcleo Museológico do Pão e do Favaios e a construção da variante à vila.

O autarca prevê que as obras, pelo menos na parte central de Favaios, estejam concluídas no início de 2008 e que, entre Março e Abril, termine a construção da variante.

PLI.

Lusa/Fim
http://expresso.clix.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/143170

0 comentários:

REDIRECCIONAMENTO...




DEIXE AQUI O SEU RECADO

BR & VR TV