Procura por algo? Clique aqui | Não se encontra registado? Então cadastre-se aqui



21 junho 2007

Douro: Primeiro Festival das Aldeias Vinhateiras é apresentado hoje em Favaios, Alijó

6/21/2007 05:25:00 da tarde | Os comentários exprimem a opinião dos comentadores independentemente do sexo, da religião, da cor de pele, da cor política, da cor clubista, da nacionalidade, da língua, do 'volume da carteira', com ou sem 'canudo', letrados ou iletrados, bonitos ou feios... | O respeito pelo outro... a lealdade, mesmo na luta com o nosso adversário... o princípio de que a nossa liberdade acaba quando interfere com a de um nosso semelhante... impõe que se pratique a moderação dos comentários sem censura ou corte ideológico!... | O Barco Rabelo | pelorioabaixo@gmail.com | Copyright 2006 - 2010 barcorabelo.net
O primeiro Festival das Aldeias Vinhateiras do Douro que vai animar com 80 espectáculos, entre Setembro e Outubro, as localidades de Barcos, Favaios, Provesende, Salzedas, Trevões e Ucanha, é apresentado hoje em Favaios, concelho de Alijó.

O festival está inserido no Plano de Dinamização das Aldeias Vinhateiras e tem em vista a promoção turística e o desenvolvimento económico daquelas seis localidades durienses.

Fonte ligada ao projecto disse à Agência Lusa que o programa do Festival das Aldeias Vinhateiras integra mais de 80 espectáculos, 13 dias de programação e 25 ateliers para crianças, sendo o "único" em todo o país que se assume como dirigido a toda a família.

Durante seis fins-de-semana consecutivos será possível conhecer as seis as aldeias de Barcos (Tabuaço), Favaios (Alijó), Provesende (Sabrosa), Salzedas (Tarouca), Ucanha (Tarouca) e Trevões (São João da Pesqueira) através de pacotes turísticos que incluem alojamento, refeições, acesso a espectáculos, provas de vinho, entre outras actividades.

Esta primeira edição do festival contará com espectáculos de música, teatro, dança, multimédia, marionetas, novo-circo e incluirá ainda a realização de jantares ao som de histórias tradicionais e a promoção dos produtos artesanais das aldeias.

A primeira aldeia a receber o festival é Ucanha (15 e 16 de Setembro), seguindo-se Trevões (22 e 23 de Setembro), Provesende (29 e 30 de Setembro), Barcos (5,6 e 7 de Outubro), Favaios (13 e 14 de Outubro) e Salzedas (20 e 21 de Outubro).

A programação em cada aldeia vai contar com visitas guiadas, animação local e ateliers infantis, espectáculos familiares, jantares animados por sessões de contos e espectáculos de noite.

Na apresentação do programa do festival vão estar presentes representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDRN), das câmaras e juntas das aldeias vinhateiras, regiões de turismo, a Adeturn - Turismo Norte de Portugal, Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), mais população residente e entidades culturais.

O plano de dinamização foi apresentado em Março pretende inverter o cenário de progressiva desertificação humana destas aldeias durienses que perderam, nos últimos anos, 20 por cento da população, e aposta na realização de acções de estímulo à revitalização económica, empreendedorismo local e desenvolvimento social.

A rede de Aldeias Vinhateiras foi apresentada em Fevereiro de 2001, com o objectivo de fixar as populações, promover a dinamização sócio-económica dos aglomerados e divulgar o potencial turístico do Douro.

Este programa era financiado pela Acção Integrada de Base Territorial (AIBT) do Douro, através da Medida 2.1 da Operação Norte (ON), que viu parte da suas verbas serem utilizadas para obras de recuperação das intempéries do Inverno de 2001.

Só três anos depois as verbas foram repostas, no âmbito da Reprogramação Financeira Intercalar da ON, do III Quadro Comunitário de Apoio, tendo as obras, na maior parte das localidades, começado em 2005.

As obras em execução dizem respeito à requalificação de espaços públicos, com pavimentação, dotação e remodelação de infra-estruturas básicas, colocação de mobiliário urbano e a reabilitação dos edifícios sede das juntas de freguesia e melhoria de acessibilidades.

Estão ainda a ser recuperadas fachadas e coberturas de edifícios particulares confinantes com a zona pública, num total de cerca de 470 imóveis beneficiados.

in Alvor de Sintra
(Quinta-feira, 21 de Junho de 2007)

0 comentários:

REDIRECCIONAMENTO...




DEIXE AQUI O SEU RECADO

BR & VR TV